29/01/18 Esporte , Saúde , Treinamentos # , , , ,

O que é HIIT?

O que é HIIT?

               HIIT é a sigla em inglês para High Intensity Interval Training, em português, treinamento intervalado de alta intensidade. É uma modalidade de treinamento que propõe alta intensidade e baixo volume, tendo estímulos com curta duração de tempo e intervalos de recuperações limitadas.

É sabido que um estilo de vida sedentário é causador de de diversas doenças, algumas graves como o câncer, devido a obesidade ou ao sobrepeso que são considerados graves problemas de saúde pública no Brasil, junto a alimentação inadequada . Em contraposição, o exercício é co-participante no processo de mudança para um estilo de vida saudável. Porém, devido à falta de tempo muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas. Para resolver esta questão com o máximo de eficácia, o Hiit se apresenta como um método onde o praticante investe pouco tempo, com benefícios reais para a saúde. Tanto isso é verdadeiro que  segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), este método de treinamento é a tendência mundial do fitness para o ano de 2018 no TOP 20 Worldwide Fitness Trends.

             O treinamento intervalado foi criado, no que na história é chamado de período científico, quando o treinamento desportivo passou a ser prescrito de maneira sistematizada e baseado em evidências por pesquisadores de todo o mundo. O objetivo inicial do treinamento intervalado foi a busca melhor performance dos atletas nas Olimpíadas, o que foi comprovado com os feitos de Emil Zatopek, atleta checo que utilizou o Hiit pela primeira vez. Assim, de maneira empírica, para fins competitivos, o mundo pode ver a eficácia do método, que foi sendo mais estudada e aperfeiçoada por sucessivas pesquisas científicas ao longo das década até hoje.

             Atualmente, o HIIT é utilizado também no fitness, visando fins estéticos para emagrecimento, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, neuromuscular, proporcionando uma melhora da saúde física e mental de seus praticantes.

Tendo em vista os problemas de saúde de ordem pública diagnosticados em levantamentos, a escassez de tempo e sabendo do exercício como parte do processo terapêutico na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças,  segue abaixo alguns dos benefícios do treino HIIT:

– Melhora do consumo de oxigênio;

– Redução da pressão arterial pós-esforço;

– Diminuição dos triglicerídeos e glicose sanguínea.

– Aumento da lipólise no tecido adiposo e muscular;

– Maior ativação da PGC1 – Alfa (esta é uma enzima responsável pela atividade da mitocôndria (reponsável pela respiração celular) e uma de suas funções é o aumento do gasto energético neste estrutura celular.

 

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Referências Bibliográficas:

– MACHADO, A.F. HIIT: Manual prático. 1 ed. São Paulo: Phorte,2016.

-GIBALA,M.J;McGee, S.L. Metabolic Adaptations to Short-Term High intensity Interval Training: A little pain for A lot of gain. Exercise and Sport science Review,v.36,n.2,p.58-63, Apr.2008.

– THOMPSON, W. R., FACSM. WORLDWIDE SURVEY OF FITNESS TRENDS FOR 2018: The CREP Edition. ACSM’s Health & Fitness Journal21(6):10-19, November/December 2017.

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