Davidson Castro Personal Trainer

January 28, 2022 at 4:29 pm

O perigo de ser um atleta de fim de semana: Porque é possível fazer uma atividade física do fim de semana e quais os riscos.

O perigo de ser um atleta de fim de semana: Porque é possível fazer uma atividade física do fim de semana e quais os riscos.

É comum nos fins de semana ver pessoas nos parques, nas praças e espaços abertos para o lazer fazendo o seu jogging, caminhada, atividades recreativas ou praticando algum esporte como o futebol. É possível você praticar alguma atividade física apenas nos fins de semana. No entanto, é necessário enfatizar que também é verdade que há riscos de ser um atleta a cada 5 (cinco) ou 6 (seis) dias. Por exemplo, a sua chance de sofrer uma lesão é maior que uma pessoa que pratica mais vezes por semana ou se prepara para fazer algum esporte.

O ideal é que você pratique seu esporte ou outro tipo de exercício entre 5 a 7 vezes por semana. O treinamento desportivo clássico coloca até 6 seis vezes por semana com um dia para repouso total do corpo, mas há estudos que afirmam que pode ser praticado até 7 vezes na semana. Contudo, se você está numa fase da vida onde realmente não consegue dedicar mais tempo a sua saúde com a prática de atividade física, o conselho é utilizar escadas, se trabalha de ônibus descer uns dois pontos antes de sua casa e fazer determinadas rotinas, como ir à padaria a pé. No fim de semana, sem dúvida você pode fazer sua atividade física, mas ela precisa ser com uma intensidade leve e um volume baixo, ou seja, pouco tempo de duração de 30 minutos e não podendo exceder 1 hora.

Mesmo assim, o risco de lesão existe, pois a mensuração do nível de aptidão física deve ser feita pessoalmente por um profissional que vai saber como está os níveis de capacidade física de cada um a fim de prescrever um programa de exercícios ideal e dizer quais modalidades são mais indicadas, a duração, frequência e a intensidade. É necessário consultar um Cardiologista para avaliar dados clínicos e estratificar doenças que possam restringir em alguns pontos prática esportiva e um Profissional de Educação Física para avaliar a aptidão física a fim de prescrever exercícios.  Em alguns casos, o médico pode encaminhar para outro especialista para avaliar outros aspectos clínicos conforme relato do paciente.

Praticar exercícios uma ou duas vezes na semana é melhor do que nenhuma. Um estudo feito no Reino Unido comparou um grupo de pessoas que faziam exercícios várias vezes por semana em sessões mais curtas, e outro que fazia exercícios em sessões mais longas de uma a duas vezes. O tempo total de exercício eram quase iguais e o estudo concluiu que os dois grupos tiveram praticamente os mesmos benefícios para saúde, em especial a redução em 30% do risco de morte por doenças cardiovasculares. Entretanto é necessário dizer que apesar do benefício em vários sistemas do corpo humano, o estudo não deu atenção às modalidades a serem praticadas. Por exemplo, se você faz uma musculação, sem dúvida vai ter vantagem sobre quem não faz nada desde que seja bem orientado fazendo um programa de treinamento com volume e intensidade moderada que respeite seus níveis de progressão.

Mas se seu esporte de fim de semana é um futebol, o risco de sair com uma entorse de tornozelo, fascite plantar, rompimento de ligamentos, distensão muscular de primeiro a terceiro grau, ou lombalgia são altos dependendo da individualidade biológica de cada um. Pois para praticar determinadas modalidades esportivas é primordial ter um condicionamento físico para suportar a sobrecarga estabelecida por ela. Logo, uma preparação física se faz necessária com treinamento aeróbico e fortalecimento muscular ao longo da semana para ser um atleta de fim de semana.

Um outro estudo longitudinal mostrou que indivíduos que passam maior parte do tempo sentado tem maior longevidade em comparação com as que tem um estilo de vida mais ativo. Mesmo que faça exercício, se você passa maior parte do dia sentado, a sua expectativa de vida é menor em relação aos que se movimentam mais na maior parte do dia. Isso nos remete a repensar o uso do controle remoto, escadas rolantes, elevador e outras coisas que podemos utilizar em caso de verdadeiro cansaço ou doença.

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